terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Teatro



Teatro do grego Theátro, “lugar onde se ver”.
Nesse sentido da palavra, o homem faz teatro bem antes da profissionalização dessa manifestação.
Segundo historiadores, os primeiros homens, os quais deveriam ter vivido em cavernas; esses homens não falavam, ainda não tinham o dom de comunicação oral. E se comunicavam por gestos e murmúrios, onde estavam representando para os demais, do mesmo modo que os personagens teatrais fazem atualmente.
Usando as mãos, objetos e expressões; enviavam a sua mensagem, lembrando a mímica.
Uma grande demonstração encenada por homens que não sabiam que isso seria tão popular no futuro deles.
De modo mais simples e complexo, mostravam a um homem, ou a grupos, ou a multidões. E assim mostrara o sentido da palavra (- Theátro, “lugar onde se ver”).
Tempos depois, ao contar histórias de feitos ou de curiosidades dos demais, o contador fazia gestos, expressões e dava voz a outros personagens, mostrando de forma eloqüente os fatos. Também usava objetos para representar, outras coisas, animais, e até pessoas; mostrava o espaço para que o ouvinte tivesse a idéia da dimensão do local e das coisas ocorridas.
E outros acontecimentos ligados a essa palavra.
No entanto, na Grécia Antiga, fora o local onde o teatro se tornou profissional, séculos antes da Era Cristã. Depois passara por Roma, difundindo-se pelo mundo e hoje é como nós o conhecemos.


2 comentários: